MINISTÉRIO PASTORAL NAS IGREJAS

sexta-feira, 17 de julho de 2015




PALAVRA PASTORAL MIPAFAVIN
"A PRÁTICA AO RESPEITO AO PRÓXIMO"

RESPEITO: é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço,consideração, deferência.
Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar, não ofender, não xingar, não difamar e etc... O respeito na visão de Deus é amar ao próximo, é honrar, é não querer mal, é ajudar, é estender a mão é tudo positivo e que agrada a Deus.
O respeito não pode acabar entre as pessoas. Uma sociedade sem respeito abre as portas para corrupção, para a não educação, para o aumento de presos, para o número de mortos entre pais e filhos, entre irmãos, entre vizinhos e muito mais. Você que ama o respeito e que prática, se posicione contra o desrespeito ao próximo. Isso não pode mais continuar. A onde se tem respeito a paz, a comunhão, a compreensão e a liberdade de expressão.

Você até não pode gostar de mim e do que posto da Palavra de Deus nas redes sociais. Agora me desrespeitar, com xingamentos e outras coisas de fala negativa, você não pode!

Desrespeito ao próximo é crime diante dos homens e diante de Deus é pecado.


Nenhum comentário: