MINISTÉRIO PASTORAL NAS IGREJAS

domingo, 22 de março de 2015

Deus não só diz Sim como também diz Não




DEUS NÃO SÓ DIZ SIM COMO TAMBÉM DIZ NÃO


E se a resposta que Deus tem para você for “não”?
E se o seu futuro não for como você sonhava?
Talvez para essas perguntas, você diga: “Não tem problema, porque minha vida está no centro da vontade de Deus”. Está mesmo? Digo isso também a respeito de mim, porque temos sido iludidos pelas nossas próprias concupiscências de prazeres, promessas de sucessos e ilusões de “vitórias” que a Palavra de Deus sequer fala a respeito. Não me entenda mal, não me refiro a vida em abundância que Jesus tanto disse, mas a loucura de um futuro perfeito e sem dificuldades.
Jesus sempre dizia, durante sua peregrinação na Terra, para termos bom ânimo quando passarmos por várias tentações, nos incentivava a prosseguir nos dias maus apontando seu próprio exemplo de ter vencido o mundo e hoje ficamos desesperados quando o dia mau bate à porta (João 16.32). Se algo no ministério não vai bem como você desejava, simplesmente abandona-se a obra de Deus com a justificativa de que Deus tinha planos diferentes. Se você não recebe a “bênção” que sonhava, fica lamentando pelos cantos e fazendo mil campanhas para a vitória chegar. Tenho observado que muitas pessoas pouco valorizam atividades voltadas para a busca genuína do Espírito Santo como vigílias, estudos bíblicos, campanhas de jejuns, para admirar de forma exacerbada, festas e atividades voltadas para o próprio “eu”.
Acho maravilhosa a resposta que Jesus dá para a mulher Samaritana “se você soubesse quem é que te pede água é você que me pediria e eu te daria a água da vida eterna” (João 4.10). Se soubéssemos verdadeiramente quem é Cristo, não haveria espaços para as reuniões de oração e vigílias, porque as pessoas teriam descoberto que Ele tem a resposta para tudo. Querido, entenda que Cristo ainda é suficiente para tudo que falta em você, mesmo que haja tempestades e chuvas lá fora, com Ele tudo vai bem.
É de Jesus que você precisa e não que as coisas deem certo. Não adianta os negócios irem bem, a conta no banco estar azul, e ter os sonhos realizados se Jesus não for o dono da sua vida. É Ele quem faz a vida fazer sentido. Pare de buscá-lo simplesmente para ter uma vida abençoada, esteja nele, ame-o de todo o seu coração e você verá que a paz que Ele oferece, o mundo, com todas as suas riquezas e paixões, jamais poderá dar a você (João 14.27).

PR. EDSON OLIVER
#PREGADORDASVERDADESDEDEUS

Confiar somente em Deus



CONFIAR SOMENTE EM DEUS


Hoje quero falar de confiança.
E para começar vamos ver o que diz a Palavra de Deus sobre isso em Jeremias 17:5 diz:
" Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!"

O Senhor diz que é maldito o homem que confia no homem, porque quando há confiança no homem, você deposita toda a sua dependência naquela pessoa que você confia e se esquece de confiar e acreditar somente em Deus.
Eu já tive muitas decepções por um dia ter confiado em alguém, nunca a ponto de esquecer de Deus. Mas sabe quando a gente tem alguém que considera e acha que é um amigo de verdade, e passa a confiar plenamente, cegamente naquela pessoa, a ponto de achar que ela jamais lhe traíria e quando você menos espera, você é traído por alguém que você como diz o ditado popular: "você coloca a mão no fogo por ela". Isso mesmo queimou a sua mão, inacreditável não é? Mas isso existe e acontece muito.
Depois que aceitei Jesus Cristo como meu Senhor e meu único e suficiente Deus, eu nunca mais precisei confiar em alguém, eu tenho em quem confiar; em Deus, Ele é Amigo, Advogado, Pai, Justo, Provedor, Conselheiro, enfim Ele é tudo! eu não preciso colocar minha confiança em alguém quando eu tenho isso em Deus. Existem pessoas que coloca sua confiança também no dinheiro e faz do dinheiro seu deus, mas a palavra também fala do que é amar o dinheiro a ponto de confiar nele, vamos ver 1 Timóteo 6:10 diz: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores".Por conta disso passam também a confiar no dinheiro.
Agora vamos ver o que acontece quando confiamos em Deus somente. Jeremias 17: 7,8 diz:
"Bendito o varão que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.
Porque ele será como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano da sequidão, não se fadiga nem deixa de dar fruto".
Somos abençoados, benditos quando confiamos em Deus e quando só esperamos nele; e somos comparados a uma árvore plantada junto as águas, que suas raízes se estende para o ribeiro e que mesmo vindo o calor a sequidão, a folha fica verde, e não deixa de dar fruto, de prosperar.
Somos mais que vencedores, somos bem sucedidos quando depositamos nossa confiança no Senhor. Podemos enfrentar o que for, não importa o problema, Deus nos dará a vitória.
Para terminar deixo mais uma passagem sobre o que é confiar no Senhor.
"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos". Provérbios 16:3
Quando confiamos em Deus nossos projetos, sonhos são realizados todos no tempo certo, com a direção e controle de Deus. Nossa vida é abençoada e somos bem sucedidos em tudo que fazemos.
Portanto aprenda a confiar somente em Deus.

PR. EDSON OLIVER
#PREGADORDASVERDADESDEDEUS

O pregador malandro



O PREGADOR MALANDRO


O malandro: ele é encontrado em vários lugares e é conhecido devido o seu caráter e atitudes.
Ele só pensa em si e não honra a ninguém, ele é o verdadeiro malandro.
A palavra de Deus nos fala em honrarmos ao próximo sem acepção. A palavra honra é algo que devemos praticar sem precisarmos pensar, ou saber quem esteja na nossa frente.
Honrar é receber bem, mostrar consideração especial a alguma pessoa, é respeitar o próximo, dar a ele(a) méritos.
O significado de honrar em grego significa reverenciar, estimar e valorizar.
Olha o que a Palavra nos fala a respeito de honra em:
[Romanos 12:10]
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." [Felipenses 2:3]
"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo." Queridos, algumas vezes já deixamos de prestar honra a alguém porque não sabíamos quem era! Quero-lhes dizer uma coisa muita importante:
"Seguir o princípio fundamental de honrar devidamente a quem merece faz parte do amor a YHWH (Iavé - nome do nosso Deus) e ao próximo." Você que ama a Palavra de Deus e pratica sabe muito bem que honrar ao próximo agrada a Deus.
Mas tem gente que conhece a Bíblia mas não vive, ele só quer se aproveitar da mesma.
Esse tipo de pessoa convida alguém pra pregar em sua igreja mas não honra e ainda coloca um montão de desculpas. Agora esse mesmo malandro quando alguém chama ele, logo pede carro na porta, oferta alta e restaurante.
Igreja abra o olho, isso não é de Deus!

Gratidão ao Senhor



GRATIDÃO AO SENHOR


Salmos 103:2 - "Louve ao Senhor, ó minha alma, e não esqueça nenhuma das bênçãos que Ele me deu".


INTRODUÇÃO:O presente tema, Gratidão ao Senhor, objetiva destacar a importância e a necessidade espiritual da gratidão na nossa vida, pelo fato de que um dos mais graves problemas espirituais enfrentado pela igreja é a absoluta ausência de qualquer vestígio de gratidão a Deus. Existe um grande número de pessoas cuja a vida de oração centra-se na apresentação de pedidos, que quando são atendidos, não se fazem acompanhar da respectiva atitude de gratidão. Há muita petição, mais pouca gratidão. Portanto, vale à pena pensar neste tema com todo o interesse possível, porque esta virtude precisa ser redescoberta por muitos servos(as) de Deus.

1- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A GRATIDÃO.
Nenhuma pessoa pode orgulhar-se das muitas bênçãos espirituais e materiais alcançados diáriamente, pois tudo vem de Deus (I Cr 29:11-12). Convém que evitemos o orgulho que nos leva à auto glorificação. Em Dt 8:11-20, as pessoas que estavam prestes a entrar na terra prometida,foram alertadas contra a ingratidão:
...Então tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o SENHOR, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos... (Dt 8:14 –NTLH)
Ainda que trabalhemos para conquistar nossos objetivos, sabemos que é a bênção de Deus que garante as vitórias de nossa vida.
Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. Lembrem do SENHOR, nosso Deus, pois é Ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas...(Dt 8:17-18 – NTLH)

2- GRATIDÃO É UMA EXPRESSÃO DE OBEDIÊNCIA.
O Talmude, o livro das tradições judaicas, proibia a “todo o homem desfrutar de qualquer das benesses deste mundo sem manifestar ações de graça; todo aquele que deixa de fazer assim é um transgressor". Por exemplo, os agradecimentos, durante as refeições, na sociedade judaica, eram também uma expressão de obediência a esse princípio.
Na palavra de Deus, a gratidão é ordenada? Sim! Quando meditamos em I Cr 16:8; Sl50:14, 100:4; Ef 5:20,Fp 4:6;Cl 3:15,17,4:2; I Ts 5:18, vemos que o Senhor aguarda a nossa gratidão. Contudo, o cristão agradece não porque é obrigado mas porque “Bom é render graças ao SENHOR”.(Sl 92:1)
Instruamos a nossa casa a cultivar o bom hábito espiritual de dar graças ao Senhor, que nos enriquece de benefícios. Agradeça-lhe pelo emprego, pela moradia, pela família, pelo dinheiro, pelo alimento, pela proteção, pela salvação, por tudo; pois agradecer é obedecer!

3- A GRATIDÃO É UMA EXPRESSÃO DE ADORAÇÃO.
Hoje, muitas famílias procedem como aqueles leprosos que foram curados pelo Senhor Jesus, mas que logo se esqueceram do favor e da graça recebidos. Poucas pessoas retornam e prostram-se com o rosto em terra, aos pés de Jesus, agradecendo-lhe, como fez o samaritano (Lc 17:16).
Jesus deixou então escapar uma queixa de seu coração:
Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus? (Lc 17:17-18 – NTLH)
De fato, a ingratidão machuca o coração de Jesus. Que a nossa família evite o erro do rei Ezequias, que, após ser curado por Deus, ao invés de adorar ao Senhor, exaltou e adorou a si mesmo (II Cr 32:24-25). Arrependamo-nos da nossa ingratidão. (II Cr 32:26, Mt 23:12)
Com seu coração agradecido, o salmista Davi perguntou a si mesmo: Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? (Sl 116:12); ao que ele próprio respondeu: Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graça e invocarei o nome do SENHOR. (Sl 116:17, Hb 13: 15)

4- A GRATIDÃO É UMA EXPRESSÃO DE CONFIANÇA.
O que se observa na Escrituras Sagradas é o esforço continuado dos servos do Senhor em avivar, na memória do povo do Senhor, os grandes feitos de Deus, a fim de que a postura de gratidão coletiva e pessoal jamais deixe de estar presente em seus corações. (Dt 4:9)
Eles sabiam que a amnésia espiritual os conduziria à preocupação,a murmuração e à incredulidade. Afirma-se com razão, que a gratidão é a memória do coração.
De um ponto de vista psicológico,quando uma família agradece ao Senhor pelas bênçãos, a sua expectativa e sua confiança são renovadas e fortalecidas. A gratidão é emocionalmente necessária, pois neutralizam as dúvidas e os temores, está certo o poeta que compôs o hino 261 do nosso hinário
Tens acaso mágoas, triste é teu lidar? É a cruz pesada que tens de levar / Conta as muitas bênçãos, não duvidarás, / E em canção alegre os dias passarás.
A gratidão faz bem ao coração! A gratidão faz bem à fé!

CONCLUSÃO:
O desenvolvimento normal da gratidão é o louvor. Como povo redimido chamado das trevas, devemos proclamar louvores ao grande Pai das luzes, o criador e mantenedor das nossas vidas. Honremos a Deus com uma vida de reconhecimento e agradecimento por seus benefícios; e que essa atitude de gratidão não esteja presente apenas nos cultos oficiais da igreja, mais que seja vivida no dia-a-dia da nossa família.


PR. EDSON OLIVER‪#‎PREGADORDASVERDADESDEDEUS‬

Saiba esperar em Deus



SAIBA ESPERAR EM DEUS


INTRODUÇÃO:
SALMOS 40:1 - Certa história, conta de um turista que visitou uma catedral onde um artista trabalhava em um enorme mosaico. A maior parte da parede continuava vazia à frente do artista e o turista perguntou:“Não o incomoda olhar essa imensa parede a ser preenchida? Não o preocupa quanto tempo ainda vai demorar para terminar?”. O artista respondeu simplesmente: “Eu sei o que posso fazer num dia de trabalho, então, a cada manhã marco a área que farei naquele dia e preocupo-me somente com ela. E não me permito preocupar-me com o resto. Eu assumo um dia de cada vez. E me alegro com o meu trabalho a cada dia. Um dia, o mosaico estará terminado”.

O artista dessa história aprendeu o caminho da paciência. A paciência é uma virtude muito necessária, principalmente no mundo em que vivemos onde as pessoas não sabem esperar e vivem à procura de satisfação e prazer imediatos.
É verdade que há situações na vida que não podemos esperar. Há circunstâncias que exige de nós uma tomada de decisão rápida e urgente. Mas nem sempre é assim. Para muitas outras situações precisamos aprender a esperar. Os que não sabem esperar sofrem os resultados de atitudes e escolhas precipitadas.
Quando falamos da paciência, falamos de espera. E quando falamos de espera falamos de escolha… A vida é feita de escolhas, e a verdade é que não podemos escolher tudo que nossos olhos e coração desejam. Quando escolhemos algo em nossa vida, rejeitamos todas as demais possibilidades… Estamos vivos para aquilo que escolhemos, mas “mortos” para aquilo que rejeitamos.
Esperar com paciência é uma escolha. Agir precipitadamente também é uma escolha. Para cada escolha que fazemos na vida colhemos consequências, boas ou ruins. Em razão disso, precisamos aprender com Deus a virtude da paciência, do saber esperar e não se precipitar em nossas decisões.

I- A Bíblia nos dá muitos exemplos de gente que não soube esperar.
1- Abraão e Sara não souberam esperar a promessa da vinda do filho prometido por Deus, e, mediante sugestão dela, Abraão se deitou com sua escrava Agar em com ela teve um filho, Ismael (Gn 16:1-5). A precipitação de Abraão e Sara trouxe suas consequências. Houve dura disputa e rivalidade entre Sara e Agar, e Ismael se tornou o antepassado dos povos árabes que mais tarde se tornaram um sério problema para os israelitas.
2- Outro exemplo é de Esaú. Na hora da fome, vindo da caçada, vendeu seu direito de primogenitura ao seu irmão Jacó por um prato de lentilhas (Gn 25:27-33). Esaú não deu o devido valor à sua posição de primogênito. Precipitou-se ao fazer um acordo leviano e profano com seu irmão Jacó que se aproveitou de sua fraqueza. Esaú não teve paciência. Tomou uma decisão extremamente importante num momento de fraqueza. Decisão que mudou para sempre a trajetória de sua vida. Por fim, Esaú se arrependeu de sua loucura. Tarde demais. O autor da carta aos Hebreus aponta que Esaú “foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas” (Hb 12:17).
A amarga experiência de Esaú nos ensina que nunca devemos tomar uma decisão importante quando estivermos irados, com raiva, nos sentindo deprimidos, confusos, ou quando estamos esgotados física ou mentalmente. Decisões importantes tomamos quando estamos nos sentindo bem!

II- Por outro lado, a Bíblia também aponta exemplos que gente que soube esperar. Gente que não agiu de modo precipitado em momentos especiais de suas vidas.
1- Davi é um desses exemplos. Davi, quando estava sendo caçado pelo rei Saul, teve a oportunidade de tirar a vida do rei, mas não o fez (I Sm 24). Naquele momento crucial Davi disse consigo mesmo: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (I Sm 24:6). Se Davi matasse Saul, provavelmente seria declarado rei de Israel, mas não no tempo e na vontade de Deus. Davi foi justo e soube esperar. E na sua espera, foi levantado como rei de Israel no tempo certo.
2- Jesus é o maior exemplo que alguém que soube esperar. Na tentação do deserto o diabo prometeu para Jesus algo parecido com o que o Pai tinha para Ele. Mateus descreve que o diabo “levou-o… a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mt 4:8, 9). Jesus poderia aceitar a oferta do diabo sem precisar passar pela cruz, porém, Ele soube esperar… E, na sua espera obediente, Jesus “… subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:5-11).
3- Muita gente, infelizmente, tem tomado decisões precipitadas em suas vidas. Certamente você conhece alguém que tenha feito um casamento precipitado, uma sociedade precipitada, uma aquisição financeira precipitada, e promessas precipitadas que não puderam ser cumpridas mais tarde. Escolhas e decisões precipitadas como essas trazem prejuízos e dor para aquele que as toma e para aqueles que convivem com esta pessoa.
Mas porque as pessoas se precipitam e não sabem esperar no momento de tomarem uma decisão ou escolha importante? Ora, isso acontece por diversos motivos. Uns simplesmente não sabem esperar. Querem o que desejam agora! Outros são orgulhosos e querem impor sua vontade pessoal a todo custo. Há ainda aqueles que se recusam em ouvir conselhos. Provérbios diz que “sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso” (Pv 15:22). Há também aquela pessoa que é cegada pela paixão, que se casa precipitadamente, mesmo que todas as evidências demonstrem que fará um mau casamento. É quando a paixão fala mais alto que a razão…

CONCLUSÃO:
Como já disse, é verdade que há situações na vida que não podemos esperar. Precisamos agir com rapidez, tomar decisões urgentes. Porém, em muitas outras circunstâncias precisamos saber esperar. A Bíblia, através do mesmo Davi citado anteriormente, nos ensina como devemos esperar: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Sl 40:1).
Portanto, esperemos com paciência!


Aprendendo com o deserto




APRENDENDO COM O DESERTO


INTRODUÇÃO: O deserto foi bem ligado com o início do ministério de Jesus. No livro de Marcos, a palavra 'deserto' é usada quatro vezes nos primeiros treze versículos (Versículos 3, 4, 12, 13 no original. Em diversas traduções portuguesas a palavra 'deserto' não aparece no v. 13, mas aparece nos textos gregos), mas não é usada mais nenhuma vez depois. Qual tipo de lugar era o deserto?

1- LUGAR DE INFERTILIDADE
João pregou no deserto, que segundo a profecia de Isaías 40:3-5, foi mal preparado para a chegada da glória do Senhor. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Ele veio para tirar as barreiras espirituais do povo que poderiam impedir a vinda do Messias. Foi uma tarefa formidável: "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas" (Isaías 40:4). Para realizar esta transformação João veio para este povo árido pregando arrependimento (Mateus 3:2, 7-10). O arrependimento em que João insistiu não era nada despreocupado, mas envolveu uma reorientação radical da vida (note Lucas 3:10-14). Tornar este deserto num lugar frutífero exigiria mudanças em todo aspecto do dia-a-dia do povo. Pessoas hoje estão em situações parecidas e para qualquer pessoa estar preparada para Cristo na sua vida, tem que estar disposta a mudar sua vida em todo sentido.

2 - LUGAR DE SIMPLICIDADE
A vida de João combinava bem com o deserto em que habitava. Ele usava roupas feitas de pêlos de camelo com um cinto de couro e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Evidentemente, João não tinha outro alimento nem outra roupa à sua disposição no deserto. É claro que João não valorizou nem bens, nem conforto, nem honra. Nós estaríamos dispostos a sermos chamados para o deserto? Diversos discípulos tiveram que passar por severas aflições; Paulo, por exemplo: "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos....Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo" (1 Coríntios 4:11-13). O escritor de Hebreus cita outros exemplos: "Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" (Hebreus 11:36-38). Nem todo servo de Deus sofre tudo isso na vida, mas para servir ao Senhor temos que estar dispostos a passar por severas tribulações, colocar as necessidades dos irmãos acima das próprias luxúrias (Lucas 3:11; 12:33; 14:33), colocar o reino acima de todas as coisas (Mateus 6:33; 8:20), e deixar de nos preocupar com questões de comida e roupa (Mateus 6:25-34; Lucas 10:7-8). A simplicidade de João no deserto serve como desafio para nós.

3 - LUGAR DE LIBERTAÇÃO
Talvez a idéia do deserto esteja mais ligada com a idéia da libertação e da salvação do que com qualquer outra idéia. Lembramo-nos de como o Senhor soltou os israelitas das garras dos senhores egípcios e providenciou-lhes redenção no deserto: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto" (Jeremias 31:2). Do mesmo jeito, nós, ao ficarmos libertados da escravidão do pecado, passamos para o deserto (Oséias 2:14; Apocalipse 12:6, 14). O deserto vem a simbolizar um lugar de salvação da servidão cruel. Que bênção! Infelizmente, a geração dos israelites reclamou do deserto. Repetidas vezes, os israelites se queixaram das dificuldades no caminho e queriam retornar à escravidão egípcia (veja Êxodo 14:11-12; 16:3; 17:3; Números 11:4-6; 14:1-4). Não fazia sentido que eles quisessem voltar para a angústia do Egito. Será que cristãos às vezes passam pelos mesmos sentimentos e almejam a vida que levavam antes de seguir Cristo, a vida do pecado? Quando olhamos para trás ou tentamos ficar com as coisas do passado arriscamos nossa alma: "Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló!" (Lucas 17:31-32).

4 - LUGAR DE PROVA
Para Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo. No caso dos israelitas, todos eles passaram pelo mar e participavam da alimentação providenciada por Deus no deserto; porém, "Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto" (1 Coríntios 10:5). É uma lição forte, porque 603.550 homens saíram do Egito, mas apenas dois deles entraram na terra prometida! No deserto onde 99,99% dos israelitas fracassaram, Jesus venceu. Qual era a diferença? Jesus confiou no Senhor e na Palavra. Ele citou a escritura: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4; veja Deuteronômio 8:3), e mostrou a importância da palavra citando-a cada vez que o diabo se aproximou. Os israelitas, por causa da incredulidade causada por duro coração, caíram "durante o tempo da provação no deserto" (Hebreus 3:8). Como os israelitas, cristãos hoje passaram pelo mar do batismo e participam da ceia do Senhor. Há um sério perigo de que a mesma coisa aconteça hoje: "Essas coisas ocorreram como exemplos para nós ... Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós" (1 Coríntios 10:6, 11). No deserto da provação, confiaremos na escritura e venceremos a tentação ou seremos autoconfiantes e cairemos?

5 - LUGAR DE BÊNÇÃO
João, voz que clamava no deserto, anunciou Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo. Vários textos proféticos mostram uma visão do deserto transformado por Deus num lugar bem frutífero (Isaías 35:1, 6; 41:18-19; 43:19-21; 51:3). Especialmente interessantes são os trechos que ligam o novo vigor do deserto com a provisão do Espírito. "A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta ... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" (Isaías 32:14-15). "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" (Isaías 44:3). As maravilhosas bênçãos que estão disponíveis em Cristo vêm por causa do trabalho do Espírito Santo que tem sido derramado sobre o povo de Deus (Ezequiel 39:29).
Infelizmente, há muitos equívocos quando pessoas começam a tratar o assunto do Espírito Santo porque elas deixam de distinguir entre as várias responsabilidades do Espírito Santo e as épocas certas em que faz estas obras. Considere este paralelo: No primeiro século Jesus andou na terra em corpo humano, morreu na cruz e apareceu a várias pessoas após sua ressurreição. No século XXI, Jesus não faz nenhuma destas coisas. Mas Jesus ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje. Pelo mesmo jeito, o Espírito Santo no primeiro século operou na vida de Jesus (Mateus 3:16; 12:18, 28), inspirou a autoria dos livros do Novo Testamento (1 Coríntios 2:13; 14:37), e deu dons especiais para várias pessoas (1 Coríntios 12-14). No século XXI, O Espírito Santo não faz nenhuma destas coisas. Mas o Espírito Santo ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje.
Através de Ezequiel, o Senhor profetizou sobre nossa época dizendo: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (Ezequiel 36:26-27). Precisamos refletir para verificar que temos o Espírito do Senhor em nós. Nosso coração é macio e sensível à palavra de Deus, ou nossa receptividade à vontade do Senhor parece pedra--fria, dura e petrificada? Andamos nos decretos do Senhor; observamos fielmente as suas leis? Até que ponto o Espírito reside em nós? "...No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito" (Efésios 2:21-22). Um cristão cresce para ser cada vez mais santuário do Senhor deixando a palavra do Espírito habitar cada vez mais ricamente no seu coração, dominar cada vez mais fortemente seu andar (Efésios 5:18; Colossenses 3:16), e produzir cada vez mais o fruto apropriado (Gálatas 5:22-23). Demonstramos a presença do Espírito em nós?

CONCLUSÃO:
Temos muita coisa para aprender no deserto. Jesus conquistou o diabo ali e transformou a aridez em jardim. Aproveitamos esta bênção?


PR. EDSON OLIVER
‪#‎PREGADORDASVERDADESDEDEUS‬