MINISTÉRIO PASTORAL NAS IGREJAS

domingo, 22 de março de 2015

Saiba esperar em Deus



SAIBA ESPERAR EM DEUS


INTRODUÇÃO:
SALMOS 40:1 - Certa história, conta de um turista que visitou uma catedral onde um artista trabalhava em um enorme mosaico. A maior parte da parede continuava vazia à frente do artista e o turista perguntou:“Não o incomoda olhar essa imensa parede a ser preenchida? Não o preocupa quanto tempo ainda vai demorar para terminar?”. O artista respondeu simplesmente: “Eu sei o que posso fazer num dia de trabalho, então, a cada manhã marco a área que farei naquele dia e preocupo-me somente com ela. E não me permito preocupar-me com o resto. Eu assumo um dia de cada vez. E me alegro com o meu trabalho a cada dia. Um dia, o mosaico estará terminado”.

O artista dessa história aprendeu o caminho da paciência. A paciência é uma virtude muito necessária, principalmente no mundo em que vivemos onde as pessoas não sabem esperar e vivem à procura de satisfação e prazer imediatos.
É verdade que há situações na vida que não podemos esperar. Há circunstâncias que exige de nós uma tomada de decisão rápida e urgente. Mas nem sempre é assim. Para muitas outras situações precisamos aprender a esperar. Os que não sabem esperar sofrem os resultados de atitudes e escolhas precipitadas.
Quando falamos da paciência, falamos de espera. E quando falamos de espera falamos de escolha… A vida é feita de escolhas, e a verdade é que não podemos escolher tudo que nossos olhos e coração desejam. Quando escolhemos algo em nossa vida, rejeitamos todas as demais possibilidades… Estamos vivos para aquilo que escolhemos, mas “mortos” para aquilo que rejeitamos.
Esperar com paciência é uma escolha. Agir precipitadamente também é uma escolha. Para cada escolha que fazemos na vida colhemos consequências, boas ou ruins. Em razão disso, precisamos aprender com Deus a virtude da paciência, do saber esperar e não se precipitar em nossas decisões.

I- A Bíblia nos dá muitos exemplos de gente que não soube esperar.
1- Abraão e Sara não souberam esperar a promessa da vinda do filho prometido por Deus, e, mediante sugestão dela, Abraão se deitou com sua escrava Agar em com ela teve um filho, Ismael (Gn 16:1-5). A precipitação de Abraão e Sara trouxe suas consequências. Houve dura disputa e rivalidade entre Sara e Agar, e Ismael se tornou o antepassado dos povos árabes que mais tarde se tornaram um sério problema para os israelitas.
2- Outro exemplo é de Esaú. Na hora da fome, vindo da caçada, vendeu seu direito de primogenitura ao seu irmão Jacó por um prato de lentilhas (Gn 25:27-33). Esaú não deu o devido valor à sua posição de primogênito. Precipitou-se ao fazer um acordo leviano e profano com seu irmão Jacó que se aproveitou de sua fraqueza. Esaú não teve paciência. Tomou uma decisão extremamente importante num momento de fraqueza. Decisão que mudou para sempre a trajetória de sua vida. Por fim, Esaú se arrependeu de sua loucura. Tarde demais. O autor da carta aos Hebreus aponta que Esaú “foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas” (Hb 12:17).
A amarga experiência de Esaú nos ensina que nunca devemos tomar uma decisão importante quando estivermos irados, com raiva, nos sentindo deprimidos, confusos, ou quando estamos esgotados física ou mentalmente. Decisões importantes tomamos quando estamos nos sentindo bem!

II- Por outro lado, a Bíblia também aponta exemplos que gente que soube esperar. Gente que não agiu de modo precipitado em momentos especiais de suas vidas.
1- Davi é um desses exemplos. Davi, quando estava sendo caçado pelo rei Saul, teve a oportunidade de tirar a vida do rei, mas não o fez (I Sm 24). Naquele momento crucial Davi disse consigo mesmo: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (I Sm 24:6). Se Davi matasse Saul, provavelmente seria declarado rei de Israel, mas não no tempo e na vontade de Deus. Davi foi justo e soube esperar. E na sua espera, foi levantado como rei de Israel no tempo certo.
2- Jesus é o maior exemplo que alguém que soube esperar. Na tentação do deserto o diabo prometeu para Jesus algo parecido com o que o Pai tinha para Ele. Mateus descreve que o diabo “levou-o… a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mt 4:8, 9). Jesus poderia aceitar a oferta do diabo sem precisar passar pela cruz, porém, Ele soube esperar… E, na sua espera obediente, Jesus “… subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:5-11).
3- Muita gente, infelizmente, tem tomado decisões precipitadas em suas vidas. Certamente você conhece alguém que tenha feito um casamento precipitado, uma sociedade precipitada, uma aquisição financeira precipitada, e promessas precipitadas que não puderam ser cumpridas mais tarde. Escolhas e decisões precipitadas como essas trazem prejuízos e dor para aquele que as toma e para aqueles que convivem com esta pessoa.
Mas porque as pessoas se precipitam e não sabem esperar no momento de tomarem uma decisão ou escolha importante? Ora, isso acontece por diversos motivos. Uns simplesmente não sabem esperar. Querem o que desejam agora! Outros são orgulhosos e querem impor sua vontade pessoal a todo custo. Há ainda aqueles que se recusam em ouvir conselhos. Provérbios diz que “sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso” (Pv 15:22). Há também aquela pessoa que é cegada pela paixão, que se casa precipitadamente, mesmo que todas as evidências demonstrem que fará um mau casamento. É quando a paixão fala mais alto que a razão…

CONCLUSÃO:
Como já disse, é verdade que há situações na vida que não podemos esperar. Precisamos agir com rapidez, tomar decisões urgentes. Porém, em muitas outras circunstâncias precisamos saber esperar. A Bíblia, através do mesmo Davi citado anteriormente, nos ensina como devemos esperar: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Sl 40:1).
Portanto, esperemos com paciência!


Nenhum comentário: